Publicado em 22 de julho de 2024
Contábeis

O retrabalho é uma prática comum no mercado de trabalho, porém não é vista com bons olhos. Assim como o próprio nome explica, trata-se da necessidade de refazer uma tarefa.

Isso, dentro dos escritórios de contabilidade pode acontecer frequentemente, podendo comprometer a competitividade e dificultar o relacionamento com os clientes.

Nesse tipo de ambiente, a necessidade pelo retrabalho pode vir por diversas razões:

 

Diante de todas essas questões, surge o questionamento se esse retrabalho deve ou não ser cobrado do cliente. 

Segundo o sócio da DWC Contábil, Danilo Campos, deve sim haver a cobrança de serviços contábeis feitos novamente, porém a partir do segundo retrabalho, já que pode ser que o primeiro foi por força maior, por exemplo, esquecimento do envio de notas de devolução.

Com base nisso, Campos orienta que o melhor a ser feito para evitar o retrabalho é dar um prazo para que o cliente envie os documentos e também para o escritório enviar os impostos, contribuições e documentos de análise, bem como tudo que for importante para harmonia entre ambos.

 

Ele ainda explica ser fundamental deixar muito claro quais documentos são necessários para realizar os trabalhos e a importância de cada um deles.

“Criar uma rotina e processos internos, além de alertas, por e-mail, aplicativos ou informes rotineiros, também ajudam”.

CONBCON 2024

Pensando em auxiliar a classe contábil a atuar nesse e em outros temas, a 9ª edição do Congresso Online Brasileiro de Contabilidade (CONBCON) , que ocorrerá de 16 a 20 de setembro de forma online e gratuita, discutirá mais sobre o recálculo e o retrabalho de serviços contábeis com a palestra do contador e CFO da contabilidade.net, Davi Gonçalves.

Saiba o que pode ser considerado retrabalho, por que ocorre, como evitar e, caso ocorra, quando, quanto e como cobrar por isso. Tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Faça já a sua inscrição e não perca essa e mais palestras sobre o mundo contábil e empresarial com profissionais de renome do mercado.

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