Publicado em 21 de agosto de 2024
Jornal Contábil

Abrir uma empresa como Microempreendedor Individual (MEI) e usufruir dos benefícios de um regime simplificado é uma opção vantajosa para muitos empreendedores, entretanto, nem todos estão aptos para esse tipo de formalização. 

Você sabia que existem regras que estabelecem quem não pode ser MEI? 

A formalização de atividades profissionais principalmente pelo MEI (microempreendedor individual), garante uma série de benefícios, mas precisa estar atento às profissões que não se enquadram nessa categoria.

A opção do MEI contribui com algumas facilidades como a emissão de notas fiscais e um sistema de tributação simplificado que inclui custos reduzidos.

Algumas profissões não permitem a utilização desse regime simplificado pela complexidade e a necessidade de uma formação especializada.

O MEI foi estabelecido com o objetivo de simplificar e incentivar a regularização de pequenos comerciantes e prestadores de serviços. Já aquelas que precisam de formação técnica ou acadêmica e que são regulamentadas por conselhos, não podem se enquadrar nesse modelo.

Quer saber quais são? Acompanhe a leitura a seguir.

Quais as profissões que não podem ser MEI?

Existem algumas profissões que não podem ser formalizadas como Microempreendedor Individual (MEI), de acordo com a legislação brasileira. São elas: 

Essas profissões não podem se enquadrar como MEI, entre outros motivos, porque o MEI tem como função atender atividades técnicas que não tenham outra possibilidade de formalização. 

Dessa forma, o MEI é um tipo de formalização criado especificamente para ajudar negócios muito pequenos a terem seu registro e também garantir a este tipo de trabalhador alguns benefícios sociais, como direito a aposentadoria ou licença saúde. 

Confira a lista completa de atividades permitidas para o MEI. 

Requisitos para ser MEI

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias